Imagem
A cada ano que passa, os Estaduais vão sendo cada vez mais menosprezado por alguns torcedores. O Campeonato que já rendeu muitas alegrias a diversos clubes, hoje é motivo de rejeição de muitas. Principalmente os Estaduais que recebem mais destaques, o qual vou falar neste post, enchem a paciência de torcedores, que torcem para eles acabarem, e se vier título, ótimo, se não vier, não tem problema, é Taça de Lata (como diz o meu amigo). E é sobre este assunto que venho discutir em mais post falando sobre os Campeonatos Estaduais. Antes de começar a escrever este post, busquei outros artigos que também abordam o mesmo tema, e tirei minhas conclusões.
 Imagem
Hoje, muitas pessoas pregam o fim deste Campeonato, eu porém, até gosto, mas do jeito que está, está muito ruim, por isso, o melhor caminho seria a reformulação destes Campeonatos. Um dos posts que li, e achei interessante, nos Estaduais, os principais jogos são os clássicos, porém entre os Estaduais, há jogo como Libertadores (muito mais importantes), e antes de um dos jogos pela competição continental, o Corinthians enfrentou os 3 rivais (jogos mais atrativos) no Paulista. Outro caso é o Fluminense, que antes de um jogo pela Libertadores, enfrentou o Vasco, mostrando o erro de calendário (outro quesito muito criticado, e com motivo).

Outro problema que os Estaduais enfrentam às vezes, são os problemas com o estádio, principalmente ultimamente no Rio de Janeiro, onde com o Maracanã em obras e o Engenhão interditado, teve seus principais jogos em Volta Redonda, ainda com uma parte da arquibancada com uma rachadura ou algo semelhante, e também dos gramados precários. Isto, aliado a ausência do público, tornam os Estaduais chato. Para se ter uma ideia, a média de público da Taça Guanabara foi de 2367 pessoas enquanto da Taça Rio somente 1213. No Rio Grande do Sul, a média foi de 2165 pessoas enquanto em Minas é um pouco maior, média de 5763 (graças também ao ótimo momento do Atlético-MG). Além disso, há as contusões sérias que podem surgir me jogos sem relevância. Mais um fator, desta vez contra o paulista, é a extensão do Campeonato (problema que destacarei neste post), é um Brasileiro de um turno só fora as finais, o que torna o Campeonato enjoativo.
 Imagem
Porém, os Estaduais, para os grandes as vezes sem valor, é muito importante para times pequenos e também revelação de alguns jogadores. Porque assim, eles de alguma maneira se mostram para o Mundo do futebol. O problema e que em Campeonatos, a uma grande quantidade de clubes (citando o Paulistão como exemplo) o que prejudica o Campeonato. Então, a ideia seria enxugar, ou seja, diminuir bem o número de times, tendo no máximo 12, 10 clubes disputando. Outra ideia, para favorecer os times menores, seria criar uma fase de classificação, o qual os melhores iria se juntar aos outros, como por exemplo, que tivessem na Série A do Brasileirão, adotando um método de classificação antecipada.

Os organizadores dos Estaduais e a própria CBF, tem que regular o Campeonato direito, além de termos bons Estádios para serem disputados estes jogos, para que o Estadual volte a ganhar o respeito dado no passado, em épocas de torneio muito mais importantes. Um melhor calendário, com menos jogos para os times grandes, e mesmo assim com participação de menores, como uma fase de classificação especial para eles seria o melhor caminho, e também a manutenção do mata-mata. para dar emoção aos jogos, a qual não há no Brasileirão, na visão de alguns. A Copa do Nordeste, apesar de ser Regional é um exemplo de Campeonato que teve um grande sucesso e pode ser usada como espelho para a maioria dos Estaduais. O Estadual é bom, o que mata é sua organização, algo que felizmente pode ser mudado. Abaixo, tem alguns posts que abordam o mesmo tema, criticando ou apoiando os Estaduais.
Acompanhe sempre o nosso blog, assine o nosso feed. Também não perca nenhuma postagem e fique sempre ligado em nosso blog. Curta a nossa página do facebook, siga-nos pelo twitter e circule-nos no Google +.
 Imagem
Por Patryck Leal
Texto de: FC Gols



Confira esses posts também:

2leep.com


Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...